Três truques infalíveis para afiar as facas de cozinha

Aprenda a colocar o seu faqueiro afiado de forma rápida e simples com objetos que                           você já tem em casa

As facas são fundamentais em qualquer cozinha, mas é fundamental ter bem afiados. Uma faca bem afiada, além de oferecer conforto, melhora significativamente qualquer prato.

Anos atrás, o afiador passava por entre os povos para subir as casas e desenvolver os nossas talheres. Mas, esta profissão já ficou para trás e a manutenção de facas ficou a cargo de nós mesmos. Por ignorância ou preguiça, às vezes, não realizamos esta tarefa e acabamos mudando os utensílios de cozinha a cada dois por três. No entanto, existem à venda utensílios que são destinados para a tarefa de afiar as facas como, por exemplo, a chaira ou pedra de afiar.

A chaira é uma pequena barra de metal com haste. Trata-se de um utensílio muito fácil de manusear e amigável. Pegue uma mão na chaira e na outra a espada que deseja afiar. Esfregue a faca contra a barra, criando um ângulo de aproximadamente 20 graus. Você deve ter cuidado e pegar a chaira pela alça, manter os dedos longe do fio da faca.

A pedra de amolar ou de diamante também é outro desses utensílios destinados a afiar facas. No entanto, seu uso é mais perigoso, além de complicado, devido ao seu tamanho e à necessidade de lubrificar a pedra antes de utilizá-lo. Mas, não é necessário contar com estes utensílios para afiar, mostramos três simples truques para afiar suas facas você mesmo em casa e com objetos do dia a dia que com certeza você tem em sua casa:

1. Caneca de cerâmica

Quem não tem uma caneca de cerâmica em casa? Pois bem, é tudo o que você precisa. Coloque o copo de boca para baixo e passa a faca pela borda da mesma. Realiza movimentos repetitivos com a lâmina da faca desde a ponta até a extremidade, formando um ângulo de 20 graus.

Repita este processo com o outro lado da faca. Realize estes movimentos quantas vezes que forem necessárias até conseguir que as folhas da faca fiquem perfeitamente afiadas.

2. Faca com faca

Certamente, o modo mais simples e prático de afiar nossos talheres. Deslize a lâmina de um facas contra a outra e repita o processo com ambas as faces.

3. Garrafa de vidro

Passe as folhas da faca sobre a boca da garrafa e repita este processo até conseguir os resultados esperados. Uma opção prática e econômica que você pode fazer você mesmo em casa, sem a necessidade de gastar dinheiro em produtos especiais para afiar dos talheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *