Como hidratar o cabelo de forma caseira e econômica

A hidratação do cabelo é essencial para que ele fique bonito, macio e brilhante. Iremos mostrar as chaves para hidratar de forma simples, caseira e barata seu cabelo. A hidratação é uma grande aliada para manter o cabelo saudável, com brilho, sedoso e macio. Serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida do cabelo.

Dependendo das condições do cabelo, deve ser feita todas as semanas, a cada 15 dias ou mensalmente. São tratamentos à base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais,  silicone e lanolina.

Hidratação capilar caseira

A hidratação caseira é uma opção para quem não quer gastar muito dinheiro. Com alimentos do nosso dia-a-dia, você pode obter resultados muito bons. Devem estar frescos e utilizadas nada mais prepará-los. Aqui você tem algumas opções:

  • Meio abacate, uma colher de azeite de oliva e uma colher de mel. Bata essa mistura no liquidificador e aplique no cabelo, deixe esta agir por 20 minutos e lave com xampu, enxague e passe condicionador para selar as cutículas.
  • Um pote de iogurte natural, meio abacate e cenoura média. Bata essa mistura no liquidificador e aplique no cabelo. Deixá-lo agir durante 20 minutos e lave com xampu, enxague e passe condicionador para selar as cutículas.
  • Meio abacate, duas colheres de óleo de amêndoa e uma bolha de Avorit (vitamina A). Bata a mistura no liquidificador e aplique no cabelo. Deixar agir por 20 minutos e lave com xampu, enxague e passe condicionador para selar as pontas.
  • Meio mamão e meio banana. Bata a mistura no liquidificador e aplique no cabelo já lavado. Deixe a mistura agir por 20 minutos, enxague e passe o condicionador apenas nas pontas.

Hidratação capilar profunda

A hidratação profunda é a mais eficiente de todas, pois contém nutrientes adicionais. Para que a hidratação seja 100 % eficaz é necessário usar produtos de qualidade e seguir o procedimento correto:

Higienização: lavar o cabelo, de preferência com um xampu anti-resíduos. Para que as escamas do cabelo se abram para receber o creme. Depois de enxaguado, retire o excesso de água com uma toalha e use um pouco o secador. Quanto mais seco o cabelo, melhor será absorvido o produto.

Aplicação do creme: separe o cabelo em mechas e aplique a hidratação em pequenas quantidades em todo o comprimento do cabelo. No caso aplique em todo o comprimento, é necessário que depois massageie o cabelo mecha a mecha. A massagem pode ajudar na penetração do produto.

Utilize algum procedimento para aquecer o cabelo, por exemplo, uma toalha quente e úmida. Deixe cerca de 30 minutos, embora as recomendações do produto indicam que seja menos tempo. Depois do tempo decorrido, remova-o da mesma e espera uns 5 minutos para que o cabelo esfrie naturalmente.

Enxágue bem: finalize com um condicionador com PH neutro, para fechar bem as cutículas. É extremamente importante fechar bem as cutículas depois da hidratação para que os nutrientes obtidos não se percam. Se a cutícula fica meio aberta, os nutrientes vão saindo progressivamente e, portanto, a duração da hidratação é menor.

Você também pode terminar o procedimento com um leave-in ou silicone. Dá um pouco de trabalho, mas fazendo-o de forma correta o resultado pode ser muito melhor.

Algumas opções para a hidratação profunda são:

  • 3 colheres de creme hidratante, uma colher com açúcar branco e 5 ml de Bepantol líquido.
  • 3 colheres de creme hidratante e uma colher de azeite de oliva.
  • 3 colheres de creme hidratante, uma colher de mel e uma bolha de Avorit.
  • 3 colheres de creme hidratante e 10 ml de queratina líquida.

Comente se tem alguma outra dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *