5 Dicas para tomar sol corretamente

Não vale tudo para conseguir o tão desejado bronzeado: no verão, são muitas as horas que passamos sob o sol. Seja na praia, na piscina ou dia a dia, para saber de nossas dicas para evitar queimaduras solares e que a sua pele esteja protegida!

Você sabia que se você aplicar uma pequena quantidade de protetor solar, o índice SPF diminui? O que você tem que reaplicar o creme solar a cada 2 horas? Vamos mostrar as melhores dicas para que tome sol de forma adequada. A sua pele vai agradecer!

1. Escolha um fator de proteção (FPS) adequado para você. Não se deixe levar pela vontade de ficar mais morena! É importante que, por exemplo, não comprar um protetor solar com um SPF20 se a sua pele é clara e tem tendência a queimar. Para escolhê-lo, você deve ter em conta o seu fototipo, como reage a sua pele contra o sol (se queima ou não, se você se bronzeia com facilidade…), o tipo de exposição que vai realizar (intensa, moderada…) ou se existe uma situação especial (administração de medicamentos, gravidez, etc.) que possa modificar a reação de sua pele ao sol. É dizer: não use o mesmo protetor solar que sua amiga ou que tua irmã, porque cada um deve ser escolhido em função de todos estes fatores.

2. Observe que o sistema de filtro do protetor solar seja de amplo espectro e equilibrado, protegendo de igual forma em UVB e UVA. Lembre-se que o recipiente junto ao grande número que corresponde ao SPF (correspondente à proteção UVB), se é equilibrado aparecerá um símbolo UVA rodeado por um círculo que indica que nos protege, na mesma faixa contra o UVA.

3. Aplique o protetor solar de forma abundante. A eterna dúvida é quanto a quantidade de creme temos que aplicar, já que, se aplicarmos pouca quantidade, o índice de proteção solar SPF é reduzido. A recomendação de especialista é de cerca de 7 gramas para o rosto e cerca de 35 gramas para o corpo. O mais fácil? Aplique 2 camadas: uma em casa e outra, quando você chegar ao lugar onde você vá tomar o sol. Importante: reaplica o solar a cada 2 horas e sempre depois de cada banho, mesmo se não tiver passado as 2 horas antes mencionadas. Isso sim: já existem protetores solares que são eficazes, inclusive sobre a pele molhada e resistentes à água.

4. Hidrata seu corpo e sua pele. Da mesma forma que você deve beber muita água, sua pele também precisa de hidratação. Devido à exposição solar e altas temperaturas, a pele tende a ter uma maior tendência à transpiração e a perda insensível de água, o que resulta em desidratação. Por isso, é conveniente reforçar a hidratação durante esta época. Pode fazê-lo, por exemplo, incorporando um hidratante diariamente e, no caso de exposição solar intensa, antes do protetor. Você também pode usar um contorno nos olhos, hidratante, já que é uma das áreas do rosto que apresenta uma maior tendência à desidratação.

5. Não se esqueça do Pós Sol: ainda que se der preguiça, é fundamental para que a pele recupere a hidratação, maciez e flexibilidade. Conseguirá acalmar a pele e se, além disso, inclui ativos antioxidantes, vai ajudar a sua pele a se regenerar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *